quarta-feira, 13 de outubro de 2010

É a Gaidai!!!!

Eu ainda preciso escrever sobre as aulas, eu sei, mas como são muitas, vai demorar muito, e eu não tenho muito tempo agora (ainda vou escrever no blog em japonês, e tenho aula daqui uma hora). Então, por enquanto, algumas coisas legais que aconteceram até agora:

Ontem eu gastei dinheiro. Mas com livros. Livros bonitos e bem feitinhos, e baratos. Natsu no niwa de Kazumi Yumoto (tem em português, Os Amigos, traduzido por Lica Hashimoto), e Kitchen, de Yoshimoto Banana (tradução de Julieta Leite, mas a partir da tradução italiana, e não direto do japonês). Ainda não comecei a ler (estou terminando de ler o que eu trouxe do Brasil ainda), mas a história do primeiro eu conheço (li como paradidático na escola!), e o segundo foi indicado por muita gente. Cada livro custou 400 ienes.

Outra coisa legal foi hoje no almoço: quatro brasileiros na fila pra pegar comida, e estávamos conversando em português (eu sei, não devíamos... mas é inevitável em algumas ocasiões...), e a pessoa que estava na frente era uma estudante de português! Eu já tinha visto japonesas na USP fazendo intercâmbio, mas nenhuma delas falava português (pelo menos não nas aulas). Aí eu venho pro Japão, numa universidade japonesa, e uma japonesa puxa papo em português! Que demais! Muito emocionante! E ela passou um ano em Campinas, e fala português muito bem, pronuncia "sim", "zi" e tudo mais! Espero conseguir isso com o japonês depois desse um ano... Ganbarimasu!
Depois ela apresentou uma amiga dela que também é da graduação de Português, mas essa passou um ano em Portugal! Na hora de anotar o número do celular, ela escreveu telemóvel! Muito divertido XD

E quando estávamos indo embora, uma garota do italiano veio perguntar se éramos de lá... Ela ouviu "japonês" e pensou que fosse "giapponese" (obrigado ao divino Google pela ferramenta de tradução), então veio falar com a gente! Nesse caso foi rapidinho, não foi de bater papo e tal, mas foi interessante =p

Foi só hoje que deu pra cair a ficha de que estamos na antiga "Gaidai" (Faculdade de Línguas Estrangeiras -?- que foi incorporada à Universidade de Osaka em 2007). Isso porque os estrangeiros moram em um dormitório para estrangeiros e têm aulas no Centro de Língua e Cultura Japonesa, onde os estudantes nativos não precisam ir, né...

2 comentários:

  1. Que divertido, Caio!
    Tão estranho imaginar varios japas estudando outras linguas, mas se eu for pensar mesmo não é tão estranho rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Jura que o nome do ser é "Yoshimoto Banana"? BANANA? xD Sempre é divertido quando pessoas de outros países vêm falar com a gente em português =D

    ResponderExcluir